Publicado em

Kusudamas.

O nome kusudama, que literalmente significa “bola de remédio” (kusu = kusuri = remédio e dama = tama = bola), servia, originalmente, para afastar o mal, para garantir a saúde das crianças, como costumava-se empregar na China. No Japão, não era diferente, havendo o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre as cabeceiras das camas de doentes durante a Era Heian (sécs. VIII~XII). Com o tempo, esses saquinhos passaram a ser ornamentados e perfumados com fragrâncias, funcionando como aromatizadores e, atualmente, para a decoração de ambientes.

Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.

in31.gif

Sobre christianegorski

Sou fascinada por Origami, fotografia, découpage, scrapbooking, biscuit, costura, reciclagem de papel, velas coloridas e com aroma, culinária, enfim artesanato em geral.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s